segunda-feira, 4 de agosto de 2014

♣ A Curiosidade não matou o gato / Nerdices: Action Figure


Todo nerd que se preze quer as mais variadas coleções: quadrinhos, livros, mangás, filmes, séries, estátuas, objetos e Action Figures! Mas você sabe o que é um Action Figure? Hoje, vou apresentar a vocês o lindo mundo dos colecionáveis que ainda vão me levar a falência! Um action-figure (figura de ação) é uma figura geralmente plástica de um personagem em uma pose ou ação, frequentemente de filmes, video-games, quadrinhos ou de programas de televisão.
O termo action-figure foi usado primeiramente pela Hasbro (empresa de brinquedos e jogos norte-americana responsável por sucessos como “Monopólio” e o “Sr. Cabeça de Batata”) em 1964, ao introduzir sua linha G.I. Joe. Até o momento só havia as chamadas "dolls" (bonecas) pelos norte-americanos, que eram bonecas ou bichos de pelúcia feitos especialmente para as meninas. Daí criou-se a necessidade de um novo termo para os brinquedos para os meninos.
A idéia de Stan Weston, era inicialmente uma linha de figuras de ação de tema militar na escala 1:6. Era possível trocar a roupa e o equipamento do boneco, com acessórios inclusos ou vendidos separadamente, como nos bonecos e bonecas para meninas, mas a proposta era mais voltada para brincadeiras de ação, daí os termos "action figure" (figura de ação) ou "action soldier" (soldado de ação). Eram heróis de guerras e aventuras, diferentes das "dolls".
Esses "bonecos" tinha cerca de 30cm (12 polegadas). Porém coma crise do petróleo na década de 70, a empresa japonesa Takara criou as primeiras figuras de 4 polegadas com a série Microman. Na década seguinte, as indústrias de brinquedos apoiaram-se na grande febre de desenhos animados e quadrinhos inundando o mercado de figuras de ação inspiradas em sucessos de público como: Thundercats, Superpowers (DC Comics), Secret Wars (Marvel Comics), Centurions e He-Man (que seguiu o caminho inverso e teve desenho animado e quadrinhos criados para vender as figuras).
Nesta década, as figuras de ação eram com certeza os brinquedos prediletos de 9 entre 10 meninos e chamaram atenção de empresas como Kernel, Mattel, Toy Biz, Bandai e tantas outras. No final da década de 90, Todd McFarlane (desenhista, cofundador da Image Comics e criador do personagem Spawn) criou a McFarlane Toys e expandiu o mercado com figuras de alta qualidade de seu personagem principal Spawn, dos personagens coadjuvantes e dos vilões da série.
Empresas como Toy Biz e Mattel não ficaram para trás, lançando centenas de figuras de personagens da Marvel Comics (X-Men, Homem-Aranha) e da DC Comics (Batman, Superman) e, entre outras, novas séries de personagens de Star Wars foram lançadas. Esse novo "boom" acabou tirando algumas muitas crianças da jogada, e as figuras passaram a ser artigos de colecionador!


Séries com cantores famosos (Ozzy Osbourne, Kiss, Alice Cooper), personagens de cinema e de seriados (Exterminador do Futuro, Freddy Krueger, O Poderoso Chefão) e até mesmo atrizes adultas foram lançadas, tornando as figuras de ação itens cada vez mais interessantes para os colecionadores.
Novas empresas surgiram, como Mezco e Neca, produzindo verdadeiras esculturas em plástico e podemos dizer que hoje estamos vivendo a verdadeira Era de Ouro das figuras de ação, com dezenas de lançamentos anunciados a cada dia em todos os cantos do planeta! Cada figura mais cheia de detalhes que outra, e todos os gostos são "cobertos". Há  figuras de todos os valores, tamanhos e qualidades!


0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »